terça-feira, 27 de outubro de 2015

Clínica Bombokão


Rua Juca Quito, 850 - Centro
016 3203-7873

 Cuidados gerais com gatos idosos! 
🐱
Um gato tem estimativa média de 15 anos de vida, porém existem relatos de animais que ultrapassaram os 25 anos de idade.
Os gatos são animais incríveis, que deixam muitas pessoas apaixonadas pelo mundo inteiro. O felino, desde a sua fase de filhote até a sua fase jovem, proporciona muitas risadas aos seus tutores, quando brinca com bolas de papel e corre atrás dos pés das pessoas pela casa. No entanto, em alguns casos,
acontece do tutor só criar o animal enquanto ele é útil, fazendo com que, ao chegar à sua velhice, o animal seja doado ou jogado na rua. O pet, quando chega à velhice, precisa de um cuidado redobrado, sendo necessário muita paciência e dedicação por parte dos seus tutores.
Um gato tem estimativa média de 15 anos de vida, porém existem relatos de animais que ultrapassaram os 25 anos de idade. Juntamente com os avanços dos anos, os gatos, assim como os seres humanos, começam a apresentar doenças e sinais típicos da fase idosa. É muito frequente encontrar gatos idosos, com: Artrite, Neoplasias, Diabetes Mellitus, insuficiência renal, perda de dentes, entre várias outras patologias. Os sinais que o animal apresenta quando está idoso são vários, tais como:
dormir longos tempos, Andar mais lentamente, Engordar, entre vários outros.
O principal para que seu gato idoso leve uma velhice com qualidade é sempre manter os cuidados corretos. Abaixo serão citados alguns cuidados essenciais que o tutor deve seguir com felinos geriátricos.
Ida rotineira ao médico veterinário: Esse ponto é o mais importante do todos. O animal idoso, como dito anteriormente, na sua maioria, apresenta doenças sistêmicas que necessitam de um acompanhamento até o fim da vida. Os exames complementares devem ser feitos rotineiramente, como: Exame de sangue,
urina, fezes e etc. Outro exame importante é a ultrassonografia, onde se verificará os órgãos vitais de forma minuciosa.
Controlar o peso: É bastante comum gatos, quando chegam à velhice, apresentarem aumento do peso corpóreo. Em muitos casos, esse aumento do peso é devido a alterações hormonais, como: Hipotireoidismo ou a Diabetes Mellitus. O pet deve manter um peso de acordo com o seu tamanho.
Lembre-se, gato gordo não é sinal de saúde.
Alimentação correta: Quando o felino chega nessa fase da vida, pode apresentar bastante perda de dentes. Com essa ausência, a mastigação fica prejudicada, afetando assim a digestão do gato. Não se deve oferecer para gatos com grandes perdas dentárias, comidas grandes e nem duras. Leve-o para um médico veterinário para que seja feita a dieta correta.
Passeio: É muito importante que o animal tenha contato com a parte externa da casa. Animais que vivem unicamente dentro de uma casa ou apartamento sem que tenha “banho de sol”, traz um resultado extremamente maléfico. Os gatos necessitam do sol para reposição de vitamina D. Isso ajuda bastante na velhice, já que favorece os ossos, coração, tendões e músculos. É essencial para uma boa qualidade de vida do pet.
Os gatos podem viver mais de 20 anos se forem tratados com cuidado, atenção, respeito e carinho. Siga as recomendações do médico veterinário de sua confiança e sempre ao seu lado.
Dúvidas? Entre em contato conosco pelo telefone (16) 3203.7873.
‪#‎cuidadosesaúde‬ ‪#‎amomeugato‬ ‪#‎quemamacuida‬ ‪#‎bombokão‬ 
 Guia de raças Bombokão: Boiadeiro Australiano!
Informações Gerais:
Muito dinâmico, o Boiadeiro nasceu para guardar e conduzir rebanhos de bovinos. É corajoso e determinado. De extraordinária resistência, é utilizado para agrupar os imensos rebanhos do oeste australiano nas regiões de Queensland e Nova Gales do Sul.
O Boiadeiro Australiano tem latido característico, próximo do pio da coruja. Tem grandes aptidões para a guarda de residências. é Um cão dominante, que precisa de um dono enérgico. Bem adestrado, ele se mostra totalmente dócil. Companheiro fiel, é muito ligado ao dono e à família.
O Boiadeiro Australiano é protetor daquilo que ele considera seu território, e ele vai defendê-lo. Ele também é reservado (não necessariamente hostil) com estranhos. Mas ele é dedicado ao seu tutor e família. Uma vez que ele tem esse vinculo, ele gosta de ir para onde seu tutor for; na verdade, para o Boiadeiro a separação física daqueles que ele ama é algo muito difícil para ele. Muito inteligente, mas às vezes ele pode ser intencionalmente teimoso. O treinamento consistente e positivo ajuda a controlar sua raia independente.
O Boiadeiro Australiano é conhecido por sua capacidade de avaliar situações e tomar a iniciativa, se necessário. Em uma situação de pastoreio, isso muitas vezes inclui latidos vigorosos ou mordiscar para mover um animal teimoso. Se ele se sente que um animal – ou uma pessoa – está se comportando mal, ele não hesitará em colocá-los de volta na linha. Geralmente o Cattle Dog só intervém se ele sente que uma situação está fora de controle, então ele vai fazer seu trabalho, seu proprietário deve evitar colocá-lo em situação como esta. Se você agir como a figura de autoridade, ele vai olhar para você em vez de tomar o assunto em suas próprias patas.
Outra característica do instinto da raça é o seu forte drive de caça. Ele é fascinado por esquilos, gatos e outros animais pequenos. Se o Boiadeiro Australiano crescer com outros animais de estimação, incluindo gatos, ele é confiável no convívio e vai viver em paz com eles em casa.
Curiosidades:
- O Boiadeiro Australiano inicialmente era conhecido como Australian Heeler, e em alguns lugares, nos dias de hoje, ele ainda é chamado de Blue ou Queensland Heeler;
– O Boiadeiro Australiano têm um forte senso de aventura e eles pensam que são invencíveis. Esteja preparado para vê-lo machucado com frequência. Felizmente, ele é realmente durão, mas viver com ele é um trabalho de vigia constante para evitar que ele se machuque e continue fazendo suas atividades como se nada tivesse acontecido;
– Eles são cães fieis e extremamente dedicados a seus tutores. São companheiros de presença constante para onde e quer que você vá.
Expectativa de vida, Altura e Peso:
- A expectativa de vida é de normalmente 14 anos;
- A altura varia entre 43 e 51 cm;
- O peso varia entre 15 e 20 kg.
Cuidados e Bem Estar:
A Boiadeiro Australiano tem altos níveis de energia e precisa de muito mais atividade do que uma simples caminhada pelo bairro. Escolha esta raça só se você for uma pessoa com altos níveis de energia que gosta de longos períodos de exercício diário, como correr, andar de bicicleta e caminhadas e puder levar o seu cão com você quando ele estiver fisicamente maduro. Lembre-se que esta raça é capaz de trabalhar longos dias cuidando do gado.
Há um lado muito resistente no Boiadeiro Australiano – ele foi criado para ser duro, para lidar com as altas temperaturas, terrenos acidentados e longas distâncias exigidas pelo seu trabalho em ranchos – que faz dele altamente tolerante à dor e intensamente focado. Ele vai continuar trabalhando mesmo quando estiver ferido. Os proprietários devem prestar muita atenção para se certificar de que ele pare de trabalhar caso ele se machuque.
O Boiadeiro Australiano é extremamente ativo , tanto física como mentalmente. Ele precisa de uma ocupação ou atividade regular para mantê-lo ocupado, cansado, e fora do problema.
O Boiadeiro Australiano não requer muito mimos, mas alguns cuidados são necessários para mantê-lo limpo e saudável. Escove-o periodicamente, cerca de quatro vezes por mês, para distribuir o óleo e remover a sujeira. Quando ele estiver no periodo de queda de pelo, escovar com freqüência para remover os pelos mortos. Banho conforme necessário – basicamente quando ele estiver realmente sujo ou com mal cheiro.
Escovar os dentes do Australian Cattle Dog , pelo menos, duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e as bactérias. A escovação diária é ainda melhor se você quiser prevenir doenças da gengiva e mau hálito.
Cortar as unhas uma vez por mês. Cuidado! As unhas têm vasos sanguíneos, se você cortar muito curto pode causar sangramento – e seu cão pode não cooperar na próxima vez. Então, se você não tem experiência em aparar as unhas do cão, peça a um veterinário ou tosado para fazer isso.
Seus ouvidos devem ser verificada semanalmente se há vermelhidão ou odor ruim, o que pode indicar uma infecção. Quando você verificar as orelhas do seu cão, aproveite e limpe-as com uma bola de algodão umedecido com um produto suave, de pH equilibrado indicado pelo veterinário. Ouvido limpo ajuda a prevenir infecções. Não insira nada dentro do canal auditivo; apenas limpar o ouvido externo.
Verifique se há feridas, erupções cutâneas, ou sinais de infecção, tais como vermelhidão, sensibilidade, ou inflamação na pele, focinho, boca, olhos e nas patas.Os olhos devem ser claros, sem vermelhidão ou secreção. Seu exame cuidadoso semanal vai ajudar a detectar potenciais problemas de saúde mais cedo.
Seu precisa de uma alimentação balanceada e regrada. Não deixe comida sobrando na vasilha do seu cão nem ofereça nada além de uma ração de qualidade que irá suprir todas as necessidades dele. A quantidade diária recomendada é de 1,5 a 2,5 xícaras de alimento seco de alta qualidade por dia, dividido em duas refeições.
Aparência física:
O Boiadeiro Australiano é um cão harmonioso, de focinho forte e dentição sólida. Sua cabeça é imponente, co orelhas inclinadas para o interior. O corpo é um tanto comprido. A cauda pende, no repouso, formando uma ligeira curva.
Pelagem:
O pelo é liso, com uma capa interna curta e densa. Cada pelo de cobertura é ereto, duro, assentado. A cor é azul, azul de mármore ou azul-malhado, e pode ter manchas pretas, azuis ou fogo na cabeça.
Legal né?! Se tiver mais alguma dúvida é só entrar em contato conosco pelo telefone (16) 3203.7873.
‪#‎guiaderaçasbombokão‬ ‪#‎boiadeiroaustraliano‬ ‪#‎amomeudog‬ ‪#‎eugostei‬‪#‎queroum‬ ‪#‎bombokão‬
 Cuidados com o seu cachorro no verão! 
🐶 
Confira algumas dicas para ajudar o seu melhor amigo nesses dias com altas temperaturas:
* Água: ‘amiga’ de todas as horas, ela irá hidratar e aliviar o calor ajudando a refrigerar o organismo. Detalhe: a água deve ser constantemente reposta e trocada se necessário. Fique de olho para que não falte água. Uma dica é colocar gelo em uma tigela durante o dia, no decorrer da noite seu cão terá água fresca.
* Evite passeios em horários de temperaturas mais elevadas. Prefira locais que as sombras acompanhem o passeio. Estabeleça horários de clima mais ameno, início da manhã ou final da tarde, por exemplo.
* A tosa é uma maneira de amenizar o calor nos cães, torne essa prática da tosa mais frequente, neste momento o essencial não é a beleza, mas o alívio principalmente em raças muito peludas.
* Durante o dia é importante que a exposição ao sol não seja constante, sombras e casinha são fundamentais, se o seu cão gosta de se banhar no sol durante o dia, ele poderá fazer em horários alternados: início da manhã ou final da tarde.
* O banho frio também pode ajudar a aliviar o calor excessivo.
* Na praia: areia não combina com cães, em algumas praias é proibido, inclusive, que eles passeiem pelas areias. Onde tem o calçadão, liberado! Os cães costumam defecar, fazer xixi nos arredores, além disso, podem transmitir bichos de pé, carrapatos e pulgas para as crianças que levam a mão à boca.
👉 E qualquer dúvida entre em contato com agente pelo telefone (16) 3203-7873.
‪#‎saúde‬ ‪#‎dicas‬ ‪#‎amomeuspets‬ ‪#‎quemamacuida‬ ‪#‎bombokão‬ 
 Entre em contato conosco e marque já uma avaliação para o seu pet!
(16)3203-7873
www.bombokao.com.br
 Saúde e Alimentação: 7 motivos para você trocar a ração do seu gato!
1. ELE CRESCEU E MUDOU DE FASE 🐱
Um momento delicado na vida de qualquer animal é a hora do desmame e a introdução do alimento sólido.
Nessa transição, oferecer uma ração adequada para garantir o crescimento saudável é muito importante.
Por exemplo, quando os animais são filhotes devem consumir maiores teores de energia, proteínas e vitaminas que os adultos e, ainda, menores teores de fibras e carboidratos. As rações para filhotes disponíveis no mercado já possuem essa diferenciação. Quando o filhote se torna adulto e também quando o adulto passa dos 7 anos é fundamental a troca do alimento, já que a
necessidade nutricional muda nessas duas fases. Em cada etapa da vida há um requerimento energético maior ou menor. Nas fases de crescimento ou gestacional há um gasto maior de energia, por exemplo.
2. ELE ESTÁ COM A SILHUETA GORDINHA 🐱
Para aquele gato mais cheinho e que não é fã de exercícios, o alimento deve ser hipocalórico, ou seja, com menos calorias. Ao mesmo tempo as rações que tenham um percentual maior de fibras, responsáveis por provocar sensação de saciedade. A ração deve ser fornecida em pequenas quantidades e com o mínimo de quatro porções por dia. Se a opção for reduzir a quantidade de ração ofertada para adequar o peso do
bichano, isso deve ser realizado gradualmente, pois os gatos tendem a utilizar suas reservas de gordura, podendo sobrecarregar o fígado. Para se ter uma ideia, um animal é considerado obeso se estiver mais de 15% acima do seu peso ideal – para um gato de 3 kg, ganhar 1 kg a mais já é suficiente para entrar para o grupo.
3. FALTA DE APETITE E FRAQUEZA 🐱
Se o gato não se interessa pelo alimento deve ser motivo de atenção. Caso o felino pare de comer, deve-se levá-lo ao veterinário para uma avaliação, pois a não aceitação do alimento pode ser devido a alguma doença. O pet também pode ficar sem se alimentar por um problema comportamental, fisiológico ou até pela qualidade da comida oferecida.O bichano recusa a comida
rançosa, ou seja, aquela que já está exposta há algum tempo no pote e que acaba perdendo o gosto. Um alimento novo e mais palatável, com maior nível de proteínas e gorduras, deve atrair o gato que está com falta de apetite ou fraco. Caso isso não aconteça, o dono não deve pensar duas vezes antes de procurar ajuda de um veterinário. Para um animal que se encontra fraco, o ideal são alimentos hipercalóricos, em geral úmidos e pastosos, facilitando a apreensão e ingestão.
4. MUITOS PELOS ESTÃO CAINDO 🐱
Para os felinos que apresentam queda de pelos, é recomendado os alimentos que contemplem maiores quantidades de ômegas 3 e 6, que são capazes de diminuir a queda, acalmar a pele inflamada e reduzir a caspa, melhorando a pelagem geral. O elemento zinco também pode contribuir para o fortalecimento dos pelos. Aqui, as fibras na ração são recomendadas mais uma vez. Nesse caso, para auxiliar no encaminhamento do bolo alimentar com mais pelos. A tendência, durante a lambedura para
higiene realizada diariamente pelos bichanos, é que haja maior ingestão de pelos devido à queda excessiva.
5. SUA PELE ESTÁ COM ALERGIAS 🐱
Se o gato apresentar sensibilidade na pele, uma das causas pode ser o alimento. Então, observe se há a possibilidade de alergia ao contato com algum componente da comida fornecida. Para o tratamento, a troca de ração será recomendada. Com a orientação do veterinário, inicia-se a oferta de proteínas
desconhecidas até então pelo organismo do gato até que ele se adapte a um tipo de proteína que não cause mais problemas. Nesse caso, a alimentação deve ser sem elementos suspeitos que possam estar sensibilizando o trato gastrointestinal.
6. AS FEZES ESTÃO COM ODOR ANORMAL 🐱
Em geral, esse sinal indica problema gastrointestinal, principalmente a presença de parasitas, como protozoários e bactérias. Alguns alimentos possuem em sua fórmula elementos que podem minimizar o odor das fezes, mas não neutralizá-lo. As fezes dos gatos são mais fétidas por ingerirem uma quantidade maior de proteína.
7. O BICHANO ESTÁ DOENTE 🐱
Para algumas doenças mais comuns aos gatos, a troca do alimento é aconselhada, como no caso de pacientes com doença renal, cardíaca, diabetes e neoplasias. É recomendada a troca do alimento por um específico para a condição do paciente, pois, dependendo da doença, o nível de proteínas necessário muda muito. O tratamento de certas enfermidades pode ser auxiliado como apoio nutricional. A recomendação é dada, mas sempre é importante observar se o paciente irá se adaptar ao novo alimento, e a transição deve ser cautelosa e em etapas.
As dietas para felinos devem ainda conter taurina – um aminoácido essencial que ajuda a evitar doenças cardíacas e de visão nos bichanos, além de ter função antioxidante, inibindo radicais livres e retardando o envelhecimento. As rações já vêm com um bom suprimento de taurina.
Dúvidas? Agende uma consulta pelo telefone (16) 3203.7873.
‪#‎saúde‬ ‪#‎alimentação‬ ‪#‎euamoecuido‬ ‪#‎gatos‬ ‪#‎bombokão‬
 Características da raça: Dachshund - "Salsichinha" 
🐶
👉 Informações gerais:
Na França, os Dachshund (ou Teckels) são sobretudo apreciados como cão de companhia, enquanto na Alemanhã e Grâ-Bratanha eles mantiveram sua vocação de caçadores apaixonados, de faro sutil, muito corajosos, perseverantes e robustos. Nesses países eles caçam raposas, a lontra e o texugo (a expressão alemã Dachshund significa justamente “cão de texugo”). Cães de escavação por excelência, eles são ainda bons cães de pista de sangue. São particularmente vocacionados à procura de animais feridos. O Teckel é um cão intuitivo, que obedecerá se for adestrado com inteligência e rigor, pois seu gênio é forte.
O mais afetuoso dos Dachshund é o de pelo longo; o mais temperamental é o de pelo curto; o mais esportivo deles é o de pelo duro. Afetuosos, possessivos e inteligentes. Não importa o seu tamanho, Dachshunds são uma aquisição maravilhosa para toda a família, é por isso que eles estão quase no topo da lista como cães mais populares desde os anos 1950. Sua linda aparência e disposição vívida têm inspirado muitos apelidos carinhosos para a raça, incluindo Cachorro Quente, Cão Salsicha, Doxie, Dashie, e (especialmente na Alemanha) Teckels, Dachels, ou Dachsels.
Mas sua aparência bonito foi desenvolvido com objetivos muito mais sérios e práticos. Suas pernas curtas lhes permitem escavar e manobrar através de túneis e mesmo lutar texugos e outros animais, enquanto o grande tórax guarda um coração resistente para a luta. Dachshunds são valentes, mas pode ser um pouco teimoso, e ter um espírito independente, especialmente quando caça.
Em casa, natureza lúdica do Dachshund se sobressai. Ele gosta de estar perto de você e “ajudar” a fazer as coisas como amarrar os sapatos. Por causa de sua inteligência, ele muitas vezes tem suas próprias idéias sobre o quais são as regras quando se trata da hora da diversão e essas regras podem não ser as mesmas que você ou mesmo outras raças de cães conhecem. Dachshunds são conhecidos por serem animados e gostam de perseguir outros pequenos animais, pássaros e brinquedos. A descrição do padrão da raça passa a ideia exata do que se espera de um Dachshund – provavelmente descreve sua
personalidade melhor, dizendo que “o Dachshund é inteligente, alegre e corajoso ao ponto da temeridade, perseverante no trabalho seja por cima ou baixo (da terra), com toda a sentidos bem desenvolvidos. Qualquer exibição de timidez é uma falta séria “.
Dachshunds têm olhos com alma e expressões faciais complexas. Os pulmões são grandes para um cão deste tamanho por esse motivo, Dachshunds têm um latido alto, profundo que soa como se fosse um cão muito maior. Dachshunds, muitas vezes criam um vinculo restrito com uma única pessoa. Eles podem até se tornar ciumento da atenção de seu dono e pode, se não for devidamente treinado e socializado, tornar-se mal humorado.
👉 Expectativa de vida, Altura e Peso:
Vivem cerca de 15 anos, medem entre 30 e 35 cm e o seu peso pode variar de 3 a 9 kg.
👉 Aparência física:
Ao mesmo tempo longilíneo e compacto, o Dachshund possui pescoço longo e seco, encimado pela cabeça fina que vai se estreitando na direção da trufa. O focinho é longo, suficientemente largo e forte, a trufa desenvolvida. O stop é pouco aparente. Os olhos, ovais e vivos, que vão do marron-avermelhado ao marron-enegrecido, têm olhar amigável e não penetrante. As orelhas, bem longas, chatas e extremamente móveis, são implantadas no alto e não demasiadamente para a frente. A caixa torácica é oval, o dorso é reto, sólido e bem musculoso, e a garupa larga e ligeiramente inclinada, são
suficientemente longos. A cauda, implantada no alto.
👉 Pelagem:
A pelagem pode ser de três tipos diferentes: pelo curto, pelo duro ou pelo longo. O pelo curto é denso, brilhante, assentado, cerrado e áspero. Já o pelo duro é assentado, denso, de arame, com subpelo. O por ultimo o pelo longo é Sedoso e brilhante, com subpelo aderente ao corpo; fica mais comprido debaixo do pescoço e na parte inferior do corpo.
👉 Para mais informações entre em contato conosco pelo telefone (16) 3203.7873.
‪#‎característicasdaraça‬ ‪#‎dachshundsalsichinha‬ ‪#‎amomeupet‬ ‪#‎bombokão‬
 Dicas Bombokão: Como dar remédio para seu cachorro (líquido e comprimido)
A maioria dos cães que voltam de uma consulta com um médico veterinário, recebem uma lista de medicamentos que o cão deve tomar. Na maioria dos casos, há uma grande dificuldade, e receio por parte dos tutores, na hora de administrar o medicamento prescrito pelo profissional. Existem também muitos casos em que o tutor tem medo que o animal reaja agressivamente e, assim, administra de maneira totalmente errada, fazendo com que o animal cuspa todo o medicamento, atrapalhando o tratamento. Alguns médicos veterinários clínicos não explicam o modo correto de administrar as drogas que ele prescreveu no receituário, dificultando a vida do tutor.
A maioria dos médicos veterinários, clínicos de pequenos animais, utilizam dois principais tipos de remédios via oral, o comprimido e o medicamento suspensão (líquido). Para um entendimento melhor dos leitores, segue uma breve diferenciação das duas apresentações do medicamento, lembrando que o
principio ativo de ambos é o mesmo.
O medicamento em comprimido, na maioria das vezes, é receitado a cães que já atingiram a idade adulta, ou seja, já conseguem engolir um medicamento através do alimento ou mesmo posto na boca pelo tutor ou pelo profissional médico veterinário. O comprimido normalmente vem em uma espécie de
cartela, ou também conhecido como Blister. Esse medicamento é o que mais dá trabalho ao tutor, pois a administração dele pode ser bem complicada, já que em muitos casos, os cães não aceitam bem.
Atualmente, já existe no mercado um equipamento que ajuda na administração do comprimido, introduzindo-o com facilidade na boca do animal e, desta forma, evitando desgaste e risco para o
tutor.
O medicamento em suspensão, ou também conhecimento como remédio líquido, é bem mais fácil de administrar, comparado ao comprimido. É em grande escala prescrito para cães filhotes, pois a deglutição é bem mais suave e tranqüila. O medicamento em suspensão vem em um vidro, e normalmente junto, vem uma seringa dosadora. Por mais que o remédio liquido seja mais fácil de dar, é importante que também seja feito corretamente, pois na tentativa de administrar, pode fazer com que o animal cuspa e altere o resultado do tratamento. Essa maneira de administrar o remédio, também oferece o risco de o medicamento ser aspirado para os pulmões – ao invés de ir para o estômago – provocando um pneumonia por aspiração.
Existem inúmeras técnicas na hora de administrar os remédios que o animal de estimação precisa, porém as mais comuns ensinadas pelos profissionais, são:
👉 Comprimido: Primeiramente, espere seu animal ficar calmo sem muita agitação. Se possível alise sua cabeça e seu corpo lentamente. Em seguida, uma de suas mãos vai em cima do focinho do animal, com os dedos levantando os lábios e os dentes juntos, na tentativa de abrir a boca. Com o comprimido na
outra mão, segurando com o dedo polegar e o indicador, abra com o dedo do meio a boca do animal, pelos dentes da frente debaixo (dentes incisivos inferiores). Em seguida jogue o medicamento dentro da boca o mais dentro que conseguir, posteriormente fechando o focinho com as duas mãos e faça com que o cão olhe pra cima. Existem profissionais que indicam ainda soprar de longe o nariz do animal, para facilitar que ele engula.
Existe um modo mais simples de ofertar comprimido. Um é misturado na ração ou por dentro de um pedaço de carne, porém existem cães que não comem carne, e no caso das rações, no dia de inapetência, pode não comer a ração e atrapalhar o tratamento.
👉 Líquido: Na medicação liquida é bem mais simples, porém necessita de alguns cuidados extras. Depois que colocar a medicação na seringa dosadora, colocá-la no canto da boca do animal e administrar lentamente, pausando de vez em quando. Muitos tutores, na esperança de não deixar o animal cuspir,
apertam com muita força e rapidez o êmbolo da seringa. Isso é uma prática errada, pois engasga o animal e desperdiça o remédio. Administre lentamente. Caso o animal se estresse ou se movimente, retire a seringa do canto da boca, e repita, até que todo o medicamento seja administrado.
É importante que o medicamento seja posto na quantidade recomendada pelo médico veterinário. De forma alguma faça alterações nas dosagens, como diminuir ou aumentar. Saiba que um remédio dado de forma incorreta pode virar um veneno ao animal, levando-o à óbito.
👉 Dúvidas? Entre em contato conosco pelo telefone (16) 3203.7873.
‪#‎dicasbombokão‬ ‪#‎comodarremédiosparanossospets‬ ‪#‎amomeuspets‬‪#‎bombokão‬

Gato Siamês - tudo o que você precisa saber 🐱
Siamês é uma das raças de gato mais populares do mundo, seus olhos azuis enormes e o pelo que começa claro e termina em degrade com o escuro chamam muita atenção de quem vê um gato siamês em foto, ou que tem a oportunidade de chegar perto de um. Mas o que poucas pessoas sabem é que essa é uma das
raças de gatos mais imprevisíveis que existem, e também uma das mais versáteis para se ter como companhia.
Estudiosos dizem que o gato Siamês é original da Tailândia, conhecido no Sudoeste Asiático como o gato feito para acompanhar reis, por ter postura e ser elegante. Mas com o passar dos anos, os siameses acabaram indo parar na Inglaterra, e de lá foram transportados para os outros países e continentes, e caíram nas graças do mundo inteiro, se tornando uma das raças de gatos mais famosas do mundo, juntamente com os Persas.
O gato Siamês chama a atenção pela aparência, principalmente pelo olhar, mas também por seu temperamento que nem sempre dá para definir como é de verdade. Se você tem interesse em adquirir um gatinho dessa raça, conheça todas as suas características e veja se essa raça é realmente perfeita para você.
 Amor à primeira vista: a linda aparência do siamês
Quem nunca ouviu falar que o Siamês nasce branco e escurece com o tempo? Isso é a mais pura verdade.
Geralmente os gatinhos siameses nascem com a pelagem do corpo bem clarinha, em um tom quase areia, e vão criando áreas mais escuras conforme vão trocando de pelo durante a vida.
Suas extremidades mais escuras – que é uma característica muito marcante da raça – também podem variar conforme o gato vai ficando mais velho. Os tons mais escuros na máscara, patas, orelhas e rabo podem ir de um acinzentado mais escuro, até um tom de chocolate quase preto. Essas características vão depender da genética de cada gato, pois ele pode ter somente o fim das patas escuras, ou as patas inteiras marrons.
A cabeça do Siamês é triangular, e sua máscara escura ressalta seus grandes e famosos olhos azuis, que podem ser clarinhos ou de um tom turquesa muito bonito. É considerado um gato de porte médio, com o corpo longilíneo, e suas patas são longas e finas. A cauda é igualmente longa e pontuda, acompanhando o formato do corpo, e costuma ser inteira escura.
É muito comum a confusão com o Gato Sagrado da Birmânia, que muitas vezes é chamado de “Siamês de pelo longo”, mas são apenas confusões, pois o Siamês tem o comprimento do pelo de curto a médio, e nunca chega a ter pelo longo, principalmente no rabo.
O peso ideal de um gato Siamês adulto é entre 3kg e 6kg, com a altura média de 20cm. Eles atingem a pelagem definitiva entre os 5 e 8 meses de idade, podendo criar pelos brancos entre os escuros conforme vão ficando idosos. O gatinho Siamês pode viver de 15 a 20 anos com saúde e agilidade, tudo vai depender da sua qualidade de vida.
 Temperamento imprevisível
Algumas raças de gato tem tendência a serem mais agitados, e outras mais calmas. Entretanto, a raça Siamês é geralmente imprevisível no seu temperamento. São gatos conhecidos por serem muito amáveis e fieis, mas seu comportamento não é sempre o mesmo. Alguns gatos parecem muito ativos e de repente estão quietos, o que pode assustar alguns donos. A questão é que a raça é muito independente e tem seu próprio ritmo.
A socialização é muito importante para qualquer gato, e o Siamês, por mais dócil que seja, não escapa disso. Eles podem ficar ariscos a desconhecidos e com ciúme do dono se não forem acostumados desde cedo a lidar com humanos e outros animais. É importante deixar seu gato explorar os pés e o colo dos amigos ou parentes que visitam a casa, o fazendo sentir cheiros diferentes e se acostumar com essa sensação.
Uma característica bem marcante da raça é ser vocal, o siamês se comunica muito através dos sons. Se ele está descontente, mia, se ele está feliz, mia, se ele está com fome, também mia. É uma ótima raça para quem gosta de conversar com o gato e ser respondido. Eles também são muito curiosos e inteligentes, o que os faz aprender truques e o lugar das coisas rapidamente.
É uma raça muito apegada à família, e também é ótimo com crianças e outros animais, por ser muito carinhoso e paciente. Filhotes de gato siamês acompanham o ritmo de uma criança que gosta de brincar e correr, por exemplo, mas também sabem ser calmos quando precisa.
A castração é indicada para quem não pretende gerar ninhadas por evitar o temperamento forte das fêmeas no cio, que é muito comum em siameses. Elas atingem a puberdade antes do que as outras raças, o que pode pegar o dono desprevenido por uma mudança de comportamento muito rápida e sem motivos.
Castrar o bichano, principalmente o macho, também evita que o gato explore demais os ambientes e acabe caindo de algum lugar alto – caso o dono more em apartamento, por exemplo – por conta de sua personalidade curiosa.
Brinquedos para distrair o gato enquanto o dono não está em casa ou está ocupado são ótimos para controlar suas explosões de felicidade e adrenalina. Arranhadores e bolinhas com ração são ideais para distrair o gato quanto é necessário. Também é bom ter uma árvore de gatos em casa, para o gatinho poder explorar a altura e o chão o quanto quiser, sem ficar limitado a um único plano que o deixe entediado e acabe causando mordidas em sapatos e sofás arranhados.
 Todo cuidado é necessário com seu gato Siamês
Apesar de ser um gato muito popular, o Siamês é também bastante frágil. O pelo cai muito, e gatos que perdem muito pelo precisam de escovação diária, pois se lambem e isso forma bolas de pelo com mais facilidade no estômago. Eles necessitam de ajuda na higiene bucal e auditiva, para evitar a proliferação de bactérias que podem causar mau cheiro.
Também pode haver excesso de secreção ocular e nasal, o que prejudica o bem estar do animal, causando extremo desconforto. É importante manter seus olhos e focinho sempre limpos, sem deixar qualquer resíduo secar no pelo, porque ele só acumularia e acabaria fechando as vias nasais ou prejudicando a visão do bichinho. Alguns donos de repente veem que seu gatinho está com os olhos colados e ficam desesperados, mas isso é só o acúmulo dessa secreção, que pode ser facilmente evitada passando um pano de algodão úmido com água pelo local todos os dias para limpar.
O cuidado com a alimentação do gato Siamês é um ponto extremamente importante para criá-lo, porque ele tem facilidade em desenvolver problemas renais e na bexiga, como pedras. A ração de qualidade, combinada com boa hidratação, evita que o gatinho sofra com esses problemas. Por isso, é importante a
visita periódica ao veterinário, só para exames de rotina e para uma boa orientação do profissional quanto aos cuidados com água e a ração certa para a idade e peso do gato.
Um problema que também envolve a alimentação é a tendência de alguns siameses de desenvolverem variações muito grandes de peso, como magreza excessiva ou até obesidade. Por não ter patas robustas e fortes, é importante que o gato não tenha sobrepeso, pois pode desenvolver fraqueza nos membros e
acabar com mobilidade reduzida, o que o engordaria mais ainda.
Também é comum encontrar gatinhos siameses por aí que sejam estrábicos. Isso não é um problema, é uma característica da raça, alguns gatos conseguem viver perfeitamente bem com seu estrabismo. Porém, uma avaliação médica é crucial para saber todas as limitações que um estrabismo agudo pode oferecer ao
gatinho. Alguns gatos muito estrábicos precisam passar por cirurgias de correção ocular e tratamentos específicos para cuidar da visão.
Siameses são gatos elegantes e ativos, todo mundo os ama e sabe como eles são. Se for do seu interesse realmente ter um gato siamês, lembre-se de tratá-lo com muito amor e saber lidar com sua independência ao mesmo tempo em que sabe dar todo o colo que ele necessita. É uma raça de gato muito boa de ter em casa, e também uma excelente companhia, mas que necessita de muito cuidado, consideração, amor e um dono que o compreenda sempre.
 Dúvidas? Entre em contato com a gente pelo telefone (16) 3203.7873.
‪#‎tudosobreogatosiamês‬ ‪#‎amogatos‬ ‪#‎bombokão‬

Nenhum comentário:

Postar um comentário